Portefólio Digital

posts recentes

Professor... eles falam f...

Os computadores portáteis...

Avaliação dos alunos...

Avaliação!!!

Assim é complicado....e a...

Tecnologia vs Metodologia

LMS - Learning Management...

A escola.... o plano TIC....

WEB X.0

Reflexão - Plano Tecnológ...

Persistência.... trabalho...

M-Learning, uma nova era

Second Life (6º Geração)

Blogue?

Educação a Distância - Ea...

arquivos

Junho 2009

Abril 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Quinta-feira, 9 de Abril de 2009

Os computadores portáteis na escola...

O plano tecnológico da educação (PTE) vem dotar as escolas de tecnologias que permitem  a alunos, professores e encarregados de educação o contacto com as novidades tecnológicas no campo da educação.

 

Relativamente aos alunos, espera-se que os computadores portáteis, atribuídos através do programa e-escola ou e-escolinhas, tragam benefícios naquilo que lhes diz respeito e pelo qual lhes foram atribuídos (penso eu). Espero que não seja um elemento que desvie o aluno daquilo que este tem de fazer: empenhar-se em aprender e aprender com qualidade apoiando-se e servindo-se, se necessário, da tecnologia. Verifica-se que muitos dos alunos ainda têm de aprender a fazer uso da tecnologia e a QUERER utilizá-la em contexto educativo (motivo principal pelo qual os portáteis foram atribuídos, ou não?), no entanto, devem ter o acompanhamento/monitorização por parte dos professores e encarregados de educação. Desaconselho veementemente o uso do computador para jogos (principalmente violentos) que não tenham carácter educativo e alerto para os perigos que todos corremos (não só os alunos) se não tivermos em atenção alguns aspectos quando utilizamos indevidamente a world wide web.

 

Os professores têm de começar, apesar de difícil, a alterar as suas metodologias e a fazer uso da tecnologia para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Claro que a tecnologia não vem resolver nada, pode até complicar, no entanto, com formação adequada certamente que os professores irão progressivamente alterar as metodologias e introduzir cada vez mais as tecnologias na sala de aula. Como diz Prensky (2006), os alunos são nativos digitais e já incorporaram as tecnologias como fazendo parte do futuro, do seu futuro. A utilização correcta da tecnologia na sala de aula pode funcionar como um elemento motivacional para os alunos.

 

Os encarregados de educação desempenham um papel muito importante. Cabe-lhes a tarefa de auxiliar e monitorizar, na medida do possível, a utilização que os seus educandos fazem da tecnologia. Bem sei que é difícil e muitos não têm conhecimentos, no entanto, devem estar atentos ao tempo que os seus educandos estão em frente de um computador e devem pedir auxilio e informações na escola sempre que considerem necessário.

 

As tecnologias educativas são bem-vindas e certamente serão uma mais-valia se bem utilizadas por parte de alunos, professores, pais e encarregados de educação.

 

Prensky, M. 2006. Don’t Bother me, Mom, I’m Learning! – How computer and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul – Minnesota: Paragon House.

publicado por ricardo_te às 14:37
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Rose Alves a 6 de Janeiro de 2019 às 18:05
A tecnologia está cada vez mais evoluindo, para isso os Governos precisam investir em Tecnologia nas Escolas.

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds