Portefólio Digital

posts recentes

Professor... eles falam f...

Os computadores portáteis...

Avaliação dos alunos...

Avaliação!!!

Assim é complicado....e a...

Tecnologia vs Metodologia

LMS - Learning Management...

A escola.... o plano TIC....

WEB X.0

Reflexão - Plano Tecnológ...

Persistência.... trabalho...

M-Learning, uma nova era

Second Life (6º Geração)

Blogue?

Educação a Distância - Ea...

arquivos

Junho 2009

Abril 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Sábado, 17 de Novembro de 2007

Blogue?

Algumas definições

 

Gomes (2005) refere que um "blog" é a abreviatura do termo original da língua inglesa "weblog", que foi utilizado pela primeira vez em 1977 por Jorn Barger. Gomes, define um blog como sendo uma página web actualizada com muita frequência, através da colocação de posts (mensagens) que podem conter texto, imagens, links e comentários. Estas mensagens são apresentadas de forma cronológica ascendente (as mais recentes são apresentadas em primeiro lugar).

Gomes (2005), refere ainda que o conceito de blog "tem vindo a expandir-se, sendo a sua definição cada vez menos consensual".

 

 

"A definição de Blog não é consensual. Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o Blog, o SAPO pensa que um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja." 

 in http://ajuda.sapo.pt/comunicacao/novosblogs/geral/O_que_um_Blog_.html acedido em 15/11/07

 

"Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. "O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações." in http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog acedido em 15/11/07

 

Utilizações pedagógicas de um BLOG

 

Os blogues pode ter várias utilizações pedagógicas. (Carvalho et al. 2006) refere que podem ser utilizados como portefólio, como caderno diário electrónico, como forum, como apoio às disciplinas,  e também como forma de disponibilizar actividades como as WebQuest e a Caça ao Tesouro. Pode também ser usado como site disponibilizando pequenas actividades para os alunos. Gomes (2005) faz a distinção entre blogs, enquanto "recurso pedagógico" e blogs enquanto "estratégia pedagógica" referindo que enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser "um espaço de acesso a informação especializada" ou "um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.". Gomes(2005) refere ainda que enquanto "estratégia pedagógica" os blogs podem ser utilizados como: "portefólio digital", "um espaço de debate - role-playing", "um espaço de intercâmbio e colaboração" ou como "um espaço de integração".

 

Referências Bibliográficas

 

CARVALHO, A., MOURA, A. , PEREIRA, L., CRUZ, S.   (2006). Blogue: Uma ferramenta com potencialidades Pedagógicas em diferentes níveis de Ensino. In Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro). Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares. Cied 2006, pp 636.

 

GOMES, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In A. Mendes, I. Pereira & R. Costa (eds), VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05. Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, 311-315

publicado por ricardo_te às 15:50
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds