Portefólio Digital

posts recentes

Professor... eles falam f...

Os computadores portáteis...

Avaliação dos alunos...

Avaliação!!!

Assim é complicado....e a...

Tecnologia vs Metodologia

LMS - Learning Management...

A escola.... o plano TIC....

WEB X.0

Reflexão - Plano Tecnológ...

Persistência.... trabalho...

M-Learning, uma nova era

Second Life (6º Geração)

Blogue?

Educação a Distância - Ea...

arquivos

Junho 2009

Abril 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Sábado, 20 de Outubro de 2007

Educação a Distância - EaD, Algumas definições

Educação a distância é uma forma sistematicamente organizada de auto­estudo onde o aluno instrui-se a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de "educação a distância" é a "educação directa" ou "educação face­a­face": um tipo de educação que tem lugar com o contacto directo entre professores e estudantes (G. Dohmem).


Educação/ensino a distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender (O. Peters).


Ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais onde as acções dos professores são executadas a parte das acções dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, electrônicos, mecânicos ou outros (M. Moore).

 

O termo "educação a distância" esconde­-se sob várias formas de estudo, nos vários níveis que não estão sob a contínua e imediata supervisão de tutores presentes com seus alunos nas salas de leitura ou no mesmo local. A educação a distância beneficia do planeamento, direcção e instrução da organização do ensino ( B. Holmberg)

 

A Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação do lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos (José Luís García Llamas).

 

(D. Keegan), resume os elementos centrais que caracterizam a EaD:

  • separação física entre professor e aluno no espaço e/ou no tempo, que a distingue do ensino presencial;

  • influência de uma organização educacional (planeamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia do estudo individual;

  • a comunicação entre alunos e professores mediada por documentos impressos ou por alguma forma de tecnologia;

  • participação numa forma mais industrializada da educação considerando que o ensino a distância caracteriza-se por: divisão do trabalho, mecanização, automatização, aplicação de principios organizativos, controlo científico, objectividade do ensino, produção massiva, concentração e centralização;

  • assegurar uma comunicação bidireccional de modo que o estudante possa beneficiar-se e ainda iniciar o diálogo, o que a distingue da utilização de outras tecnologias educacionais;

  • possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didácticos e de socialização.

 

No seu livro, Foundations of distance education, KEEGAN (1986), insiste nestes elementos centrais que caracterizam o ensino a distância, acrescentando a importância que no sistema deve haver aprendizagem autónoma,independente e  privada.
publicado por ricardo_te às 11:48
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De ROGERIO a 24 de Agosto de 2012 às 16:05
Na educação a distancia o professor é um animador, um estimulador e preparador de atividades e quem é realmenta responsável é o aluno que muitas vezes tira suas dúvidas com o tutor

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds