Portefólio Digital

posts recentes

Professor... eles falam f...

Os computadores portáteis...

Avaliação dos alunos...

Avaliação!!!

Assim é complicado....e a...

Tecnologia vs Metodologia

LMS - Learning Management...

A escola.... o plano TIC....

WEB X.0

Reflexão - Plano Tecnológ...

Persistência.... trabalho...

M-Learning, uma nova era

Second Life (6º Geração)

Blogue?

Educação a Distância - Ea...

arquivos

Junho 2009

Abril 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Quinta-feira, 9 de Abril de 2009

Os computadores portáteis na escola...

O plano tecnológico da educação (PTE) vem dotar as escolas de tecnologias que permitem  a alunos, professores e encarregados de educação o contacto com as novidades tecnológicas no campo da educação.

 

Relativamente aos alunos, espera-se que os computadores portáteis, atribuídos através do programa e-escola ou e-escolinhas, tragam benefícios naquilo que lhes diz respeito e pelo qual lhes foram atribuídos (penso eu). Espero que não seja um elemento que desvie o aluno daquilo que este tem de fazer: empenhar-se em aprender e aprender com qualidade apoiando-se e servindo-se, se necessário, da tecnologia. Verifica-se que muitos dos alunos ainda têm de aprender a fazer uso da tecnologia e a QUERER utilizá-la em contexto educativo (motivo principal pelo qual os portáteis foram atribuídos, ou não?), no entanto, devem ter o acompanhamento/monitorização por parte dos professores e encarregados de educação. Desaconselho veementemente o uso do computador para jogos (principalmente violentos) que não tenham carácter educativo e alerto para os perigos que todos corremos (não só os alunos) se não tivermos em atenção alguns aspectos quando utilizamos indevidamente a world wide web.

 

Os professores têm de começar, apesar de difícil, a alterar as suas metodologias e a fazer uso da tecnologia para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Claro que a tecnologia não vem resolver nada, pode até complicar, no entanto, com formação adequada certamente que os professores irão progressivamente alterar as metodologias e introduzir cada vez mais as tecnologias na sala de aula. Como diz Prensky (2006), os alunos são nativos digitais e já incorporaram as tecnologias como fazendo parte do futuro, do seu futuro. A utilização correcta da tecnologia na sala de aula pode funcionar como um elemento motivacional para os alunos.

 

Os encarregados de educação desempenham um papel muito importante. Cabe-lhes a tarefa de auxiliar e monitorizar, na medida do possível, a utilização que os seus educandos fazem da tecnologia. Bem sei que é difícil e muitos não têm conhecimentos, no entanto, devem estar atentos ao tempo que os seus educandos estão em frente de um computador e devem pedir auxilio e informações na escola sempre que considerem necessário.

 

As tecnologias educativas são bem-vindas e certamente serão uma mais-valia se bem utilizadas por parte de alunos, professores, pais e encarregados de educação.

 

Prensky, M. 2006. Don’t Bother me, Mom, I’m Learning! – How computer and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul – Minnesota: Paragon House.

publicado por ricardo_te às 14:37
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds