No passado dia 23 de Novembro assisti a uma reunião – Plano Tecnológico para a educação e no dia 7 de Dezembro a uma conferência dada pela Profª Elizabeth Almeida (Professora da PUC/SP, Departamento Ciência da Computação e Programa de Pós-Graduação em Educação), subordinada ao tema Educação Online: fundamentos, práticas e desafios.
Foram duas sessões enriquecedoras que permitiram a partilha de ideias e que me fizeram reflectir sobre algumas questões. Relativamente ao Plano Tecnológico para a Educação, que o considero, um tanto ambicioso, penso que traduz a mudança que hoje em dia se deve efectuar na educação, que continua muito centrada na transmissão de conhecimentos/informação e que deve passar a ser dirigida para a procura do conhecimento/informação. As metas a atingir até 2010 pressupõem que os professores comecem a mudar as suas práticas e aqui sabemos que as resistências são muitas sendo a iliteracia informática um primeiro obstáculo a ultrapassar. Penso que o maior desafio está nos professores, na sua formação, e não nos recursos. Podemos ter muitos recursos mas se não os utilizarmos ou não os soubermos utilizar na mudança das nossas práticas estes não servem para muito. O desafio na formação é muito grande pois temos um corpo docente com diferentes capacidades no domínio da tecnologia e essa formação tem que tentar chegar a todos, sei que com persistência e com vontade lá chegaremos.
Durante a sessão assistimos a três bons exemplos, que caracterizam uma nova era na educação, centrada na procura da informação e na construção do conhecimento.
Na sessão do dia 7 de Dezembro, começamos por constatar que existem diferenças muito grandes entre a educação no Brasil e a educação em Portugal.
A Profª Elizabeth Almeida, fez um enquadramento da realidade brasileira e justificou o porquê da educação online no brasil.
Gostaria de partilhar algumas frases ditas pelo Professor Doutor Paulo Dias e pela Professora Doutora Elizabeth Almeida, que no meu entender, são bastante esclarecedoras.
“Educação não é ausência, é a construção de outras formas de presença”
“A Educação como transmissão de informação vs Educação como construção do conhecimento”
“ Contextos vão dar origem a conteúdos”
“ A tecnologia é um instrumento para pensar com”
“A escola é um espaço de transformação de informação em conhecimento”
O grande desafio é mudar as práticas actuais dos nossos professores, incentivá-los, motivá-los, valorizá-los e acompanhá-los neste desafio de transformar a escola como espaço de transformação de informação em conhecimento.